O monismo das relações parte de uma intuição simples e, ao mesmo tempo, profundamente transformadora: a realidade não é composta por entidades isoladas, mas por um campo contínuo de vínculos, tensões e encontros que possibilitam qualquer forma de existência. Aquilo que chamamos “objeto”, “sujeito” ou “evento” não possui uma identidade anterior à relação; surge apenas quando o campo relacional se intensifica o suficiente para produzir uma figura reconhecível. Existir significa estar exposto, estar aberto, estar atravessado por aquilo que não somos.
O monismo, nesta perspetiva, não afirma uma unidade substancial nem reduz a multiplicidade a uma ilusão. Ele reconhece que a diversidade do mundo é a modulação de uma continuidade relacional mais profunda. Essa continuidade não é uma substância, nem um fundamento, nem um princípio oculto. É um processo vivo, uma dinâmica que se reorganiza incessantemente, criando formas que aparecem, se mantêm por um instante e depois se transformam.
Pensar a partir do monismo das relações é aceitar que a identidade é sempre um efeito, nunca um ponto de partida. Cada forma é uma condensação temporária do campo, uma estabilização frágil que depende das forças que a atravessam. A ontologia torna‑se, assim, uma ontologia da exposição: aquilo que existe, existe porque já está em relação.
A metafísica, por sua vez, deixa de buscar essências imutáveis e passa a descrever os padrões que organizam o campo. O tempo aparece como uma variação de intensidade, o espaço como uma trama de possibilidades, a causalidade como uma rede de influências. Nada é definitivo, nada é isolado, nada é autossuficiente. Tudo participa da mesma dinâmica que o permite.
A ética que emerge desse quadro não é normativa, mas atenciosa. Se tudo é relação, então cada gesto modifica o campo que compartilhamos. A responsabilidade não é uma obrigação externa, mas uma consequência ontológica: agir é intervir na textura do mundo. A ética de relações é uma ética da lucidez — ver o vínculo, perceber a sua delicadeza, compreender a sua potência.
O monismo das relações não é uma doutrina fechada, mas uma forma de olhar. Ele propõe uma filosofia que respira, que se abre, que se deixa atravessar pelo mundo. Uma filosofia que entende que existir é relacionar‑se — e que, nesse movimento, se joga tudo o que somos.
Leave a Reply